top of page

ETAPA 03

FUNDÃO | ALCONGOSTA | CAVALINHO | SOUTO DA CASA | CASTELEJO | PESINHO | FUNDÃO

A última etapa do Geotour - Rotas Míticas, será a entrada em plena Serra da Gardunha. Após a saída da cidade do Fundão, visitaremos a aldeia de Alcongosta, capital da Cereja, para depois subirmos em direção ao Cavalinho e depois... bem, depois de uma descida alucinante, vamos descobrir as margens do Rio Zêzere.

ETAPA CIRCULAR | EXTENSÃO 60 KMS | ACUMULADO 1800+

Saída do Fundão em direção às encostas da Gardunha e dos seus imensos cerejais.

 

Após a passagem por Alcongosta a paisagem muda e as formações graníticas subsituem as árvores de fruto, deixando à frente do nosso olhar a bonita Cova da Beira. Caminhos de montanha verdadeiramente magníficos que nos levam ao Cavalinho - Posto de Vigia, para depois iniciarmos a descida num louco e divertido single-track que desde há 2 anos para cá tem sido um dos pontos mais elogiados pelos participantes. Apenas realizamos metade da descida habitual, pois a meio da mesma tomamos a direcção do Carvalhal, uma zona de biodiversidade situada na encosta poente da Gardunha, para depois iniciarmos mais uma descida, num novo single-track, um trilho recuperado por nós para esta edição do Geotour.

 

Após a descida pedalamos ao longo da ribeira do Souto da Casa para chegarmos ao Castelejo, onde iremos realizar o abastecimento.

 

Após este ponto iniciamos nova subida em direção à Argemela, onde temos mais uma sessão de single-tracks e trilhos de elevada beleza e adrenalina. A descida da Argemela e da zona da exploração mineira é feita por um trilho de grande beleza, utilizado pelos antigos mineiros e que nos leva até junto ao Rio Zêzere.

 

Inicialmente pela GRZ e depois por mais um trilho especialmente aberto e limpo para esta edição do Geotour, seguimos junto ao rio em direção ao Pesinho. Em terreno essencialmente plano seguimos para a Aldeia Nova do Cabo para depois enfrentarmos as ultimas dificuldades montanhosas desta edição. Chegamos ao Souto da Casa e mais um subida até aos cerejais da Gardunha, para depois fazermos os single-tracks finais e já habituais nos últimos anos do evento e que elevam a adrenalina a um dos pontos mais alto da nossa prova. Em descidas e curvas com muito “flow” rapidamente chegamos ao Fundão para terminarmos a edição de 2024 do Geotour Aldeias do Xisto.

bottom of page