
ETAPA1
ETAPA MINEIRA
FUNDÃO | MINAS DA ARGEMELA | CABEÇO DO PIÃO | ALDEIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS | MINAS DA RECHEIRA
Os primeiros kms são feitos em andamento controlado, com os atletas a seguirem atrás das forças da autoridade (em viatura) e de 4 elementos da organização (em bicicleta), sendo expressamente proibido ultrapassar estes elementos.
Após a saída da estrada nacional, os elementos da organização abrem caminho para permitir o andamento livre de todos os participantes.
ETAPA CIRCULAR | EXTENSÃO 75 A 90 KMS | ACUMULADO 2100 A 2500+
Os primeiros kms são bastante rápidos até entrarmos no Telhado, a primeira freguesia a ser visitada pelo Geotour - Rotas Míticas. Inicia-se então a primeira subida que colocará os participantes no alto da Argemela, local de antiga exploração mineira e que agora se prepara para entrar na rota do Lítio. A subida não é muito longa mas tem alguns pontos de forte pendente.
Chegados ao alto começam as primeiras paisagens deslumbrantes que são imagem de marca do nosso evento. De um lado a imponente Serra da Estrela e do outro a belíssima Serra da Gardunha. Um estradão em pedra branca, a fazer lembrar a neve, leva-nos até aos locais da pedreira e das antigas minas do Inglês, onde aparecem os primeiros single-tracks, com trilhos construídos por entre as escavações das antigas minas.
Segue-se uma descida rápida e uma zona de andamento fácil até à entrada na freguesia de Silvares. Será o primeiro contacto com o Rio Zêzere que nos acompanhará durante muitos kms nesta jornada. A subida com alguma dureza, atravessa toda a localidade. Em breve irá chegar a descida pela estrada nacional para o momento que ninguém quer perder.
É a entrada na zona do Cabeço do Pião, onde as escombreiras criadas pelo homem resultantes da extração do minério das Minas da Panasqueira, nos transportam para um lugar quase inimaginável. Primeiro no alto, depois a descida em single-track com aqueles ganchos desafiantes da técnica de qualquer praticante, chegamos às margens do Zêzere.
A partir deste ponto e até chegarmos à Aldeia do Xisto da Barroca, as palavras são poucas para descrever a beleza do trilho do Mineiro, bem encostado à margem do Zêzere.
Após a passagem pela Barroca do Zêzere iniciamos a maior subida do dia, que nos irá levar já no concelho da Covilhã até à Aldeia de São Francisco de Assis. Os sinais da exploração mineira que ainda se encontra em plena atividade, está e estará sempre presente, com os antigos trilhos utilizados pelos mais de 10.000 trabalhadores que chegaram a trabalhar naquele local e entretanto esquecidos, voltarem a ser recuperados e a ganhar vida com a passagem das nossas bicicletas. Será o regresso do Geotour - Rotas Míticas a este local após 5 anos!
Descemos novamente em direção ao Rio Zêzere, agora na margem norte, e mais um trilho recuperado da Grande Rota do Zêzere que nos leva até ao Ourondo onde atravessamos o rio para nos dirigirmos para o Barco.
Será aqui que aparecerá a grande novidade do Geotour - Rotas Míticas de 2023, com a visita às Minas da Recheira. O percurso neste local está ainda a ser preparado, mas não temos dúvidas que vamos comemorar os 10 anos de Geotour - Rotas Míticas com um trilho e um local que ficará eternizado na memória de todos os participantes. Brevemente daremos mais informações sobre este novo trilho.
De barriga cheia e certamente com um bom empeno, regressamos à cidade do Fundão, onde disponibilizamos massagem gratuita para todos os participantes e um lanche/jantar volante para recuperarmos as forças para o dia seguinte.
